sábado, 18 de agosto de 2018

Respostas dos Exercícios sobre Revoltas na República Velha.



1. Sobre a Guerra dos Canudos:
v  Onde e quando aconteceu?  1870, no sertão nordestino, às margens do rio Vaza-Barris, nas terras de uma antiga fazenda chamada Canudos.
v  Quais foram os motivos? O povoado foi crescendo e os poderosos da região, temerosos, passaram a dizer que Canudos era um reduto de monarquistas fanáticos e perigosos.
v  Como terminou? O governo enviou tropas que massacraram a vila e a população .
2. Onde ocorreu a Guerra do Contestado? Entre Santa Catarina e Paraná, em uma área disputada por esses dois estados.
3. Qual era o motivo do clima de tensão na região do Contestado? Os fazendeiros expandiam suas propriedades tomando as terras dos indígenas e dos posseiros à força.
4. Que atitude o governo tomou que aumentou ainda mais a tensão? Contratou uma empresa norte-americana para construir um trecho da Estrada de Ferro  São Paulo – Rio Grande do Sul e como parte do pagamento cedeu a ela uma faixa de 15 km de cada lado da ferrovia.
5. Qual era a real intensão da empresa norte-americana ao criar outra empresa? Explorar a madeira da rica floresta nativa existente na região.
6. Quem era o líder dos sertanejos do Contestado e onde eles ergueram o povoado? O monge José Maria e ergueram o povoado na área de Santa Maria pretendida pelo Paraná. 

7. Por que o governo do Paraná enviou tropas militares ao contestado? Para combater os sertanejos do Contestado, que fazendeiros e jornalistas diziam ser monarquistas fanáticos e inimigos da República.
8. Como terminou o conflito? Os sertanejos incendiaram a sede da empresa norte-americana. Diante disso, o governo de Hermes da Fonseca lançou contra os sertanejos do Contestado cerca de 6 mil soldados, armados de canhões e metralhadoras e apoiados por aviões. Em nome da República e do progresso, as “Vilas Santas” foram arrasadas e os camponeses, fuzilados ou queimados.
9. Qual era a diferença entre cangaço dependente e cangaço independente? Cangaço dependente: serviam a quem lhes pagava; Cangaço independente: agiam por conta própria.
10. Cita os líderes mais importantes do cangaço independente.  Antônio Silvino; Virgulino Ferreira da Silva (lampião) e Corisco.
11. Por que os antigos moradores do centro do Rio de Janeiro foram viver na periferia ou subiram os morros? Por que, em 1902, o presidente Rodrigues Alves confiou a Pereira Passos, prefeito do Rio, seu plano de modernizar e higienizar a cidade, que começou pela construção da Avenida Central (hoje, Rio Branco) e, para isso, demoliu casarões e casebres do centro, habitados pela população humilde, que foram viver na periferia ou subiram os morros onde construíram barracos de tábuas cobertos por latas de querosene abertas.
12. Quais foram os motivos que levaram à Revolta da Vacina? A obrigatoriedade da vacina, as demolições no centro da cidade e o custo de vida elevado.
13. qual foi o motivo da revolta da Chibata? Em 1910,o marinheiro Marcelino Rodrigues da Fonseca recebeu mais de 100 chibatadas no interior de um navio, aos olhos de toda a tripulação, a qual se revoltou contra Os oficiais da Marinha Brasileira.

14.O que os revoltosos exigiam? Exigiam o fim do Castigo da Chibata, o aumento da alimentação e a anistia para os marinheiros rebelados.
15. Como terminou o conflito? Os marinheiros  cumpriram sua parte no acordo e devolveram os navios aos oficiais, porém o governo quebrou o acordo, baixando um decreto que permitiu expulsar da Marinha os elementos indesejáveis e mandou prender os líderes da revolta.






domingo, 12 de agosto de 2018

Respostas das atividades sobre A Colonização da América Portuguesa - 8º ano


Resposta do exercício:

1. Porque a locomoção pelo o interior era difícil e os indígenas ofereciam dura resistência à ocupação de suas terras.
2. Esse avanço se deveu à ação dos soldados, dos bandeirantes, dos jesuítas e dos criadores de gado.
3. Para combater a pirataria. Desde o início da colonização, piratas holandeses, franceses e ingleses  atacaram o litoral para levar as riquezas do Brasil. Muitas vezes, esses piratas se aliavam a índios q estavam revoltados com o domínio português.
4. Natal (RN) e São Luís (MA).
5. Entradas: expedições que partiam de vários portos do Brasil e entravam pelo sertão à procura de ouro e pedras preciosas.
Bandeiras: expedições com organização e disciplina militar que partiam de São Paulo com o objetivo de capturar índios e achar ouro e pedras preciosas.
6. A pobreza dos paulistas contribuiu para o movimento bandeirante. Carentes de recursos materiais, os paulistas passaram a ver o “sertão” como um “remédio” para sua pobreza.
7. Eram formadas por um ou dois sertanistas experientes, alguns jovens brancos, vários mamelucos e centenas de índios, usados como guias, cozinheiros, guerreiros e carregadores. Considera-se que houve três tipos principais de bandeirismo: caça ao índio, busca de ouro e diamante e sertanismo de contrato.
8. A necessidade de mão-de-obra, devido ao crescimento das plantações de trigo em São Paulo.
9. Devido a uma crise econômica ocorrida no século XVII, o rei de Portugal escreveu aos bandeirantes pedindo para que procurassem ouro e prata no sertão.
10. expedições comerciais que seguiam de canoa pelo leito dos rios para vender alimentos, roupas e instrumentos de trabalho nas regiões mineradoras.
11. Nos séculos XVII e XVIII os bandeirantes foram contratados pelos fazendeiros para combater índios ou afrodescendentes rebelados contra a escravidão.
12. Aldeamentos indígenas organizados pelos jesuítas e localizavam-se, em sua maioria, na Amazônia e no Sul.
13. Os indígenas trabalhavam e eram iniciados no catolicismo. Cultivavam cereais, frutas e erva-mate, além disso, extraíam vegetais da floresta, produziam tecidos, objetos de couro e esculturas.
14. Foi uma revolta contra a proibição de escravização dos indígenas e contra a Companhia de Comércio do Maranhão, que falsificava pesos, vendia seus produtos a preços altos e comprava os produtos dos colonos maranhenses a preços baixos, além de não cumprir o combinado com os colonos.
15. Foi muito importante para o povoamento dos sertões do Nordeste e das campinas do sul, contribuindo muito para a consolidação do território colonial.
16. No próprio engenho, por ser utilizado para mover a moenda e transportar a cana.
17. Proibiu para q fossem preservadas as terras mais férteis ao cultivo da cana. Contribuiu para o avanço do gado pelo sertão.
18. Espalhou-se pela região, e como nessa área o pasto é de excelente qualidade, em pouco tempo, o número de mulas, cavalos, bois e vacas cresceu rapidamente.
19. Com a descoberta de ouro no centro-sul, a população das minas passou a necessitar de animais de carga, já que os carros de bois não conseguiam trafegar na região montanhosa. O Sul, passou então, a fornecer esses animais.
20. Para o mercado interno.