2. A Guerra das Duas Rosas, após devastar o reino e enfraquecer a nobreza, despertou nos habitantes o anseio por um governo forte, que acabasse com as agitações e a insegurança.
3. Henrique VII.
4. Henrique VII, Henrique VII e Elizabeth I. Houve grande desenvolvimento econômico. Apesar de um parlamento atuante, os reis dessa dinastia conseguiram impor suas decisões a todas as camadas sociais e grupos religiosos. A autoridade da coroa ganhou força e a Inglaterra tornou-se uma potência comercial e marítima.
5. O rompimento com a Igreja Católica, motivado essencialmente por interesses políticos e econômicos.
6. O rei Henrique VIII rompeu com a Igreja porque anulou seu casamento com a primeira esposa, Catarina Aragão; o Papa não aceitou por motivos políticos, pois Catarina era tia de Carlos V, rei da Espanha Católica. Ato de Supremacia: proclamava Henrique VIII chefe supremo da Igreja inglesa (Anglicana). Os bens da Igreja Católica foram confiscados pela coroa e vendidos aos nobres e burgueses.
7. Incentivando o comércio e a manufatura e associando-se a corsários.
8. A gentry e os yeomen dedicavam-se à agricultura comercial: produziam e exportavam lã e alimentos. Para criar ovelhas cercavam seus domínios, expulsando famílias que lá viviam. Os camponeses vagavam pelas estradas ou iam para as cidades e trabalhavam por baixíssimos salários.
9. Jaime I, dando início a dinastia Stuart.
10. Intensos conflitos, envolvendo diferentes grupos sociais e algumas rebeliões.
11. Em Câmara dos Lordes onde estavam representada a alta nobreza e a Câmara dos Comuns, representada pelos burgueses, a gentry e demais setores da população.
12. Jaime I tentou impor o anglicanismo a todos os súditos, criou impostos e aumentou os existentes. Como a maioria do Parlamento foi contra, o rei mandou fechá-lo.
13. Ao lado do rei: a alta nobreza e a burguesia monopolista (anglicanos ou católicos); ao lado do parlamento: a burguesia comercial e manufatureira e a gentry (puritanos ou presbiterianos).
14. Promoveu os soldados com base na competência e não mais pelo nascimento em uma família de prestígio.
15. O novo exército venceu o exército do rei em 1643, que pôs fim a luta. A República foi proclamada e Cromwell assumiu o governo do país.
16. Os niveladores: defendiam a igualdade de todos perante a lei, a liberdade de religião, o fim dos monopólios comerciais e o fim do dízimo cobrado pela Igreja; o direito à propriedade privada. Os cavadores: queriam uma reforma agrária radical, pretendiam que as terras da Igreja, do governo e dos grandes proprietários fossem confiscados e entregue aos pobres.
17. Determinavam que todas as mercadorias que entrassem ou saíssem pelos portos da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) só podiam ser transportadas em navios pertencentes a ingleses e com, no mínimo, a metade da tripulação formada por ingleses.
18. Porque favoreceram a burguesia britânica, especialmente os donos de navios, e prejudicaram os comerciantes holandeses, que lucravam com o transporte de produtos para a Inglaterra.
19. Ricardo Cromwell não conseguiu controlar as oposições e foi destituído em poucos meses. Os novos parlamentares decidiram pela restauração da monarquia.
20. Carlos II e a dinastia Stuart.
21. Carlos II, durante todo o seu reinado tentou restabelecer o absolutismo. Jaime II fez o mesmo, para isso pediu o apoio de Luís XIV, da França. O parlamento reuniu tropas para derrubar o rei Jaime II que abandonou o trono antes que os soldados chegassem. O parlamento entregou o governo da Inglaterra ao genro de Jaime II, o príncipe holandês Guilherme de Orange.
22. Porque o parlamento venceu a disputa sem derramamento de sangue. Antes de ser coroado, Guilherme de Orange teve de jurar obediência à Declaração dos Direitos.
23. O rei precisava da aprovação da maioria do parlamento para tomar as decisões mais importantes como convocar o exército, criar impostos ou suspender leis. O parlamento também fiscalizava os atos do rei.
24.* O parlamento passava a governar de fato;
* Favorecimento do desenvolvimento do capitalismo;
* Foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento das manufaturas, das empresas rurais e da indústria naval;
* Inspirou o movimento de independência das Treze Colônias da América e a Revolução Francesa.








