quarta-feira, 21 de maio de 2014

Produções de Texto - Tema: Quando a rede vira um vício - Turma 81 - Colégio Hipólito Ribeiro



O Jovem e a Internet

Hoje em dia, não existe, possivelmente, nenhum jovem que não entre na internet e em redes sociais pelo menos uma vez ao dia.
O vício da internet se compara a qualquer outro, pois, como um alcoólico não consegue largar a bebida, alguns jovens também não conseguem largar o vício da internet.
Não conheço nenhum adolescente que não tenha um celular em q entre na internet sempre e, na maioria das vezes, dispensam os amigos da vida real pelos das redes sociais, deixando de brincar, interagir, “ratiar”, aprender mais. E isso é preocupante.
Os jovens tiram todas suas dúvidas na internet, não mais em jornais, revistas, pessoas com mais experiência, como era antigamente. Tudo bem que a internet ajude as pessoas a tirar dúvidas, mas não podemos depender só dela para tudo. Espero que isso melhore com o tempo. É possível, mas bem difícil.
Pablo Reis
8º ano

Colégio Hipólito Ribeiro


O Jovem e a Internet

Hoje em dia, a maioria dos jovens não vive sem internet, que se usada corretamente, pode ser saudável. Pesquisas, trabalhos escolares, jogos, redes sociais são um pouco do que a rede disponibiliza. Mas como tudo, a internet tem seu lado negativo como os hackers, vírus e até o vício. Alguns jovens deixam uma refeição saudável e “completa” por um sanduíche, para não ter que sair da frente do computador.
Nos tempos modernos a internet é mais importante do que moradia, comida e bebida, sair com os amigos. Mas a maioria dos “viciados” têm amigos virtuais que podem ou não ser mais legais e mais “fieis” que amigos reais. Mas não são só amigos virtuais, também surgem  namoros virtuais, o que pode levar o jovem a permanecer mais tempo na internet.

                                                                              Cecília Farias
                                    8º ano
               Colégio Hipólito Ribeiro


O Jovem e a Internet

Hoje em dia todos têm acesso a vários tipos de tecnologia, uma delas é a internet. A capacidade de conversar com os amigos e familiares, pesquisar e saber tudo sem sair de casa, basicamente tudo, na ponta dos dedos e acessar de qualquer lugar, seja por celulares ou tablets.
Porém, na internet, existem muitos perigos como aproveitadores de crianças, entre outros. Também há uma espécie de blog gigantesco chamado “Dup Web”, “o lado oculto” da internet, ponto de encontro de estupradores, assassinos e psicopatas, obviamente um perigo para as crianças e adolescentes imprudentes.
Há também um outro problema que atinge, não só crianças como também adultos, que é o vício em internet, o que muitas vezes, acaba prejudicando a relação com os familiares e amigos e também a comunicação entre todos, além de prejudicar a saúde da pessoa com o aumento de peso e problemas nos olhos. A dica que deixo aqui é para moderar no uso da web, pois existe um mundo lá fora.

Mauro Silveira
   8º ano
Colégio Hipólito Ribeiro




O Jovem e a Internet

Eu acho que os jovens estão viciados na internet, mas não muito quanto aos outros vícios. De tanto ficar na internet, torna-se um vício muito independente, eu sou viciada na internet e quando não estou usando-a, parece q me falta algo. Isso é uma crise de abstinência que dá quando a pessoa está desconectada. E acredito que os jovens que tem esse vício também passam por essa crise.
Quem tem esse vício deveria tentar ficar um pouco menos na internet, o qual é muito difícil para quase todos. Certo seria ficar até duas horas diárias, mas é quase impossível para os jovens. Ao invés de usar muito a internet, passar a viver mais no mundo real e pouco no virtual, deixar aquele tempo exagerado na internet e fazer outras atividades, ter mais contato com as pessoas e com a natureza.
Isso tudo é uma tarefa muito difícil para os jovens. Ter que ficar mais desconectado do mundo virtual, mas por outro lado, irá ser melhor, não digo que os jovens parem de usar a internet, e sim, digo para usarem com moderação.

                 Amanda Souza Castro
                          8º ano

Colégio Hipólito Ribeiro




Jovens e seus Computadores

                Atualmente, grande parte dos jovens prefere estar na internet a estar com amigos. Tudo isso se dá pela facilidade de não sair de casa para falar com as pessoas, saber de tudo o que ocorre no mundo sem sair do conforto do sofá.
Crianças com idades entre 4 e 6 anos preferem usar o computador a brincar na rua com os amigos.
Cada dia mais, as fábricas criam opções novas em seus computadores para vender mais e isso faz com que as pessoas nunca estejam satisfeitas, estimulando assim a concorrência entre os concorrentes.
Os brasileiros são os terceiros na lista que mede o nível em que as pessoas usam as redes sociais, ultimamente, computador é praticamente um item necessário na casa de um brasileiro, é quase impossível ir a uma empresa ou casa que não tenha pelo menos um computador, é a maior facilidade juntamente com a internet, só abrir uma página e pesquisar, falar com quem se quer.
Atualmente o computador e a internet não são somente utilizados para pesquisas ou redes sociais, fábricas de eletrodomésticos, automóveis, etc. utilizam a internet e dispositivos de comunicação para dirigir, programar outras máquinas para facilitar o trabalho de seus funcionários e para que seus clientes não precisem sair de seu conforto.
Hoje em dia, a internet é uma grande facilidade que pode virar um vício e precisa de tratamento.
Chat, pesquisas, entre outras atividades que fazem cada vez mais a internet ganhar adeptos todos os dias.

                   Alexandre de Lima
                          8º ano
Colégio Hipólito Ribeiro


O Jovem e a Internet

Os jovens, hoje em dia, têm uma relação muito intensa com a internet. Em alguns casos, essa relação os torna totalmente dependentes dela. Isso acaba atrapalhando sua vida. Ele cria uma nova vida “própria” dentro da internet, com amigos de outras cidades, ou até países, os chamados amigos virtuais. Isso impede a criança ou o adolescente deter uma relação mais verdadeira com pessoas que estão perto deles. Ele se isola, não conversa mais com sua família. Isso é um grande problema, pois a família é muito importante para os jovens, porque com ela, pode aprender muitas coisas e até mesmo, pode perder momentos únicos.
Eu acho que o jovem não deve parar de usar a internet, pois é uma fonte muito importante de sabedoria, mas devem usá-la de maneira cautelosa.
      
 Hélio Larré                                                    
      8º ano

Colégio Hipólito Ribeiro



A internet e o mal que ela causa

Nos últimos anos, a internet tem ganhado um grande espaço no nosso dia a dia, com seu lado bom e ruim. Temos com ela acesso a muitas informações e ajuda em trabalhos escolares. Mas as coisas mudaram com a criação das redes sociais e as pessoas começaram a ficar mais tempo com os amigos virtuais do que com os reais, passam mais tempo jogando on-line do que se exercitando ao ar livre.
Então a internet virou um vício assim como o álcool e as drogas, começou a consumir a vida e o tempo das pessoas e elas não se dão conta disso, porque ninguém vê que uma coisa tão útil pode deixar as pessoas tão dependentes.
Com esse vício perdemos parte do nosso conhecimento, por exemplo, com a escrita nas redes sociais esquecemos coisas como a grafia das palavras e com os jogos perdemos parte da coordenação motora.
O certo seria ficarmos duas horas por dia na internet, mas ninguém, hoje em dia, consegue ficar apenas esse tempo e assim ela vira um vício cada vez maior.

               Yan Amaro                                                                       
                          8º ano
Colégio Hipólito Ribeiro